Publicado em 02/07/2021 - Notícia

Pesos pesados da Bolsa têm R$ 400 bi que podem virar dividendos com reforma do IR

Broadcast/Estadão

As dez maiores reservas de lucro de companhias que estão na B3 cresceram 27% durante o período de incertezas da pandemia; proposta entregue pelo governo ao Congresso tributa os dividendos, hoje isentos, em 20%

Aproposta do governo de tributar em 20% os dividendos que as empresas distribuem a seus acionistas lançou luz sobre um ponto do balanço patrimonial das companhias: as reservas de lucro, um “colchão” que elas formam com os resultados que não distribuem. As 10 maiores reservas em empresas da Bolsa de Valores cresceram quase 30% no último ano, com a pandemia e o conservadorismo das companhias para aplicar recursos. O volume retido nessa linha dos balanços chegou próximo aos R$ 400 bilhões nesse grupo de pesos pesados.

(…) “A regra de transição estimula uma descapitalização das empresas e, dependendo do caso, até uma regra mais agressiva na gestão do caixa”, diz Antonio Amendola, sócio-diretor do Dias Carneiro Advogados. Ele lembra que, quando a atual isenção tributária de dividendos foi aprovada, em 1995, a regra de transição foi relacionada ao período em que os lucros aconteceram, e não ao momento em que foram distribuídos.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.