Publicado em 19/03/2020 - Notícia

Controle de jornada por software cresce e já é bem aceito pela Justiça

JOTA

A marcação online da jornada de trabalho, por meio de  plataformas digitais, tem crescido nos últimos anos. Em 2018, data dos dados mais recentes, só no município de São Paulo, mais de 10 mil empresas já adotavam o sistema.

As vantagens são evidentes. O sistema é muito menos burocrático e permite que empregados registrem facilmente os períodos de trabalho mesmo quando o expediente é feito em casa ou em qualquer outro lugar distante da sede da empresa. (…)

A avaliação de advogados trabalhistas é que a marcação eletrônica, em softwares, pode ser utilizada pelas empresas, mas algumas precauções são necessárias. “É preciso ter um sistema que seja bastante eficiente, com elaboração de relatórios e com um aparato para ter em mãos outros elementos de prova”, alerta André de Melo Ribeiro, sócio da área trabalhista da Dias Carneiro Advogados.

Ribeiro recomenda olhar bem os programas disponíveis e evitar aqueles que permitem marcação de ponto somente a cada 30 minutos e adição de hora extra com exigência de autorização do gestor.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.