Publicado em 24/05/2021 - Notícia

Resistindo à crise: quais escritórios se destacaram em 2020

The Latin American Lawyer

Já estamos convivendo com a pandemia há mais de um ano e o impacto no mercado tem sido sentido em todas as áreas. Dados do Transactional Track Record (TTR), referente ao ano de 2020, revelam quais foram os principais escritórios e legal advisors, nas principais operações de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions no Brasil, tanto por número de transações quanto por valor do montante (conforme critérios da consultoria*). O número de fusões e aquisições realizadas no Brasil caiu 5% em 2020 na comparação com 2019, e o volume movimentado nessas transações recuou 32% no embalo dos reflexos, no país, da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com dados do boletim da consultoria TTR sediada em Madri, na Espanha, foram 1.549 transações em 2020, a um valor total girado de R$ 229,5 bilhões.

Apesar do recuo no volume de transações, os escritórios estão otimistas. O M&A permanece como uma forte estratégia de crescimento para as companhias. O otimismo se deve ao fato de que, no cenário internacional, com a redução da intensidade da crise, as empresas estão voltando a direcionar para novos projetos recursos e esforços até então focados na manutenção do negócio. A The Latin American Lawyer falou com os líderes de alguns renomados escritórios que apareceram no top 5 do ranking de principais escritórios e legal advisors, nas principais operações de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions no Brasil, apresentado pelo TTR, para saber como eles se posicionaram diante da crise sofrida ano passado e quais suas expectativas e perspectivas para este ano. (…)

Perspectiva

Para Artur Fernandes Andrezo, sócio do Dias Carneiro que está em segundo lugar entre as firmas no ranking de dealmakers por quantidade de transações, 2020 foi um bom ano para o escritório. “Apesar de todas as dificuldades enfrentadas no ano passado por conta da pandemia e da crise econômica, 2020 foi um ano muito movimentado em termos de transações no Dias Carneiro Advogados, especialmente em M&A, uma área extremamente importante e estratégica e já bastante consolidada no escritório”, diz. Andrezo observa que desde o início de 2021 as operações de M&A seguem aquecidas. “Encerramos o primeiro trimestre com operações relevantes já assinadas ou concluídas”.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.