Publicado em 18/10/2021 - Notícia

Hidrogênio verde: o grande acontecimento no campo da energia

Correio Braziliense

Thiago Vallandro Flores – Sócio coordenador de financiamento de projetos no Dias Carneiro Advogados, Rodrigo Murussi – Associado de financiamento de projetos no Dias Carneiro Advogados

O Brasil surge como um dos possíveis líderes de um futuro mercado global de hidrogênio verde, dado o seu potencial para produzi-lo em grande escala por meio de processos envolvendo fontes renováveis e agrícolas, sem prejuízo do uso de biomassa e biogás. Mais que promessa ou ficção científica, avanços regulatórios e acordos firmados neste ano mostram iniciativas já saindo do papel.

Considerado fonte de energia com grande potencial e um canal disruptivo, o hidrogênio se tornou um objetivo estratégico em grande parte do globo. Embora com desafios tecnológicos e de mercado significativos, ganhou destaque no pós-pandemia para promover a retomada econômica e acelerar a transição energética. Nesse sentido, novas fronteiras podem ser desenvolvidas em transporte, geração de eletricidade, armazenamento de energia e processos industriais. O armazenamento de energia, por sua versatilidade, é capaz de promover o acoplamento setorial entre os mercados de combustível, elétrico, industrial e outros. Estudos indicam que isso poderia contribuir para a descarbonização da economia mundial e promoção para um mercado mais competitivo.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.