Publicado em 01/07/2021 - Notícia

Metrô de SP usa câmeras inteligentes e aqui está motivo de ser questionado

UOL | Tilt

O Metrô de São Paulo anunciou a chegada de um novo circuito de monitoramento com câmeras inteligentes na última quinta (24) em três estações da linha 3-Vermelha. A novidade e a meta de trabalhar com mais de 5 mil equipamentos do tipo reacenderam o debate sobre a privacidade e uso de dados de passageiros no transporte público.

Por enquanto, foram instaladas 91 câmeras. Com o investimento em torno de R$ 58 milhões, o Metrô promete que o sistema eletrônico permitirá a atuação em situações como: identificação e rastreamento de objetos perdidos, identificação de crianças que estejam sozinhas (alertando funcionários para que possam verificar se elas estão perdida) e de animais vagando pelas estações.

(…) Para a advogada Vanessa Pareja Lerner, o uso de imagens coletadas a partir de tecnologias como essas por autoridades policiais ou da justiça é preocupante pensando em como esses dados podem ser tratados.

“O problema não é só a imagem que será captada, mas as informações que ela permite às autoridades derivarem a partir disso”, afirma Lerner, que trabalha no escritório Dias Carneiro Advogados. Essa é uma área na qual os legisladores brasileiros estão avançando aos poucos, mas a LGPD vem como uma conquista relevante, acrescenta.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.