Publicado em 20/10/2020 - Notícia

Locaweb e Magalu mostram tendência no mercado de fusões e aquisições

Exame

O mercado brasileiro vive um momento inusitado. De um lado estão empresas enfraquecidas pela pandemia e, de outro, companhias com caixa e recursos para fazer investimentos. Essa combinação entre empresas em dificuldade e outras em busca de investimentos pode levar ao surgimento de operações interessantes em fusões e aquisições, acreditam especialistas ouvidos por EXAME.

Durante os piores meses da quarentena, o número de operações de fusões e aquisiçõesfoi menor, principalmente por conta da incerteza de como a economia e o consumo iriam se comportar. Foram realizadas 513 fusões e aquisições de empresas com operação no Brasil no primeiro semestre do ano, queda de 5,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 543 operações, de acordo com estudo da KPMG. Mesmo assim, ao olhar de forma mais aprofundada para o trimestre, o primeiro período teve 285 transações e o segundo, 228, queda de 20% de um período para o outro.

Mas, daqui para a frente, a situação deve ser outra. “A economia vem sofrendo, mas vivemos um momento peculiar, porque o mercado de capitais está aquecido”, diz Paula Seabra Reis, sócia do escritório Dias Carneiro Advogados.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.