Publicado em 29/10/2018 - Institucional

Banca quer chegar a 150 advogados

DCI

Com 17 anos de atuação, Dias Carneiro aposta em maior foco no contencioso tributário e no coaching interno para expandir seu atendimento no Brasil

O Dias Carneiro quer saltar de 90 para 150 advogados nos próximos dois anos. Para atingir esse objetivo, o escritório recentemente fez três novos sócios e incrementou a sua área tributária.
Esse ramo de atuação dobrou nos últimos dois anos, segundo o sócio da área tributária, Rodrigo Maito da Silveira. “Passamos por diversas mudanças para conformar o perfil de sócios e valores. Agora queremos nos comunicar mais com o mercado”, afirma o advogado.

De acordo com ele, o contencioso tem sido extremamente relevante com a agressividade do fisco desde que o déficit nas contas públicas atingiu contornos dramáticos. “Passamos por um momento de crise no [Conselho Administrativo de Recursos Fiscais] Carf e com um rombo no Tesouro Nacional”, afirma. Para Silveira, o Brasil está em uma situação complexa, na qual a maioria dos países está reduzindo Imposto de Renda para atrair investimentos. “O Brasil quer conseguir fazer o mesmo, mas no contexto atual é difícil.”

Além do maior foco em tributário, o Dias Carneiro também busca aumentar o crescimento orgânico com coaching para advogados seniores, promovendo sócios internamente e buscando alguns de fora também. “Temos algumas áreas trazendo mais visibilidade e retorno como venture capital e startups”, diz o sócio André de Melo Ribeiro.

Para coordenar essas áreas, o escritório conta com o sócio Eduardo Zilberg, que trabalhou em Nova York e no Vale do Silício e possui uma ampla atuação em societário e fusões e aquisições. “O que mais cresce é a nossa assessoria jurídica a fintechs brasileiras. Estou envolvido em captação de recursos, M&A e ofertas públicas.”

O Dias Carneiro possui ainda um ramo concorrencial chefiado por uma advogada que trabalhou na extinta Secretaria de Direito Econômico (SDE), ligada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Com relação aos avanços tecnológicos, Rodrigo Silveira ressalta que o escritório acompanha os novos softwares de gestão jurídica e aplicações da inteligência artificial, mas que não quer ser uma banca de atendimentos de massa, de modo que o papel do advogado ainda é essencial. “Nosso componente humano é o principal ativo.”

Diversificação
O Dias Carneiro Advogados tem 17 anos de operação, tendo nascido como braço brasileiro de um escritório espanhol. Com o tempo, a banca adquiriu independência e passou a atender em todas as áreas do direito empresarial.

Silveira comenta que toda crise traz uma oportunidade, de modo que no meio da recessão que atingiu o País em 2015 e 2016, a banca conseguiu se posicionar bem para dobrar de faturamento em 2017. “Queremos um crescimento razoável para atender ao ímpeto da demanda no pós-crise”, aponta.

A ideia hoje é se aproximar do empreendedor, pois muito se pode fazer para auxiliar quem está começando em termos de melhor organização societária e proteção do patrimônio da companhia.