Publicado em 05/01/2021 - Notícia

Retrospectiva 2020: segurança e direito à privacidade

Olhar Digital

Entra ano, sai ano, a privacidade e a segurança de nossos dados são assuntos que sempre estão em alta quando falamos em tecnologia e em 2020 não foi diferente. Tivemos alguns marcos, como o início da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a chegada do sistema de rastreamento de contatos, mas será que este foi um ano de avanços?

Para começar, um dado recente (e alarmante) mostra bem a realidade dos brasileiros em relação à segurança de suas informações pessoais. Segundo pesquisa divulgada na terça-feira (29), mais de 70% dos consumidores brasileiros não estão cientes ou desconhecem totalmente as normas e práticas de proteção de dados.

(…) De forma resumida, a legislação exige que as companhias mudem a forma como lidam com a privacidade de seus usuários. “A LGPD estabelece três figuras principais durante o tratamento de dados: o titular, o controlador e o operador”, explicou Vanessa Lerner, advogada especialista em direito digital da Dias Carneiro Advogados.

“Em sua essência, a lei não é nada mais do que um conjunto de direitos e obrigações dessas três partes em diferentes momentos, que gera uma rede capaz de proteger a privacidade e a autodeterminação dos titulares de dados pessoais no Brasil”, complementa Lerner.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.