JOTA
No começo de março, a consultoria de marketing LETS Marketing planejava ampliar a estrutura de seu escritório na Zona Oeste de São Paulo para acomodar sua equipe. Veio a pandemia, e o regime de home office foi implantado de forma compulsória. O que era para ser provisório vai se tornar permanente e o escritório servirá somente para reuniões com clientes. “Toda a verba que tínhamos para estrutura física e equipamentos será agora para a estrutura de home office das pessoas. Vamos investir em maquinário e software para continuarmos nos comunicando”, diz Rafael Gagliardi, sócio da consultoria.
A decisão da LETS marketing se assemelha à de outras empresas, como o próprio JOTA, mas por enquanto ainda não há uma regulamentação específica para o home office, o que gera insegurança entre as companhias.
(…) A CLT tem, desde a reforma trabalhista de 2017, um dispositivo que trata de teletrabalho. Pelo texto do artigo 75, a alteração do regime presencial para teletrabalho pode ser feita em contrato desde que haja mútuo acordo entre o empregador e o empregado. Atualmente, os contratos de teletrabalho costumam ocorrer após convenções ou acordos coletivos.