Publicado em 21/08/2020 - Notícia

Pequenas e médias empresas estão atrasadas no processo de adequação

Valor Econômico

Se nas grandes empresas a crise sanitária afetou o andamento dos projetos de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a situação é ainda pior entre micro, pequenas e médias (PME). De acordo com levantamento feito pela ICTS Protiviti em julho junto a 136 micro e pequenas empresas (faturamento anual até R$ 90 milhões), 75% delas sequer haviam iniciado o mapeamento de dados sensíveis, uma das principais exigências da LGPD.

“Na maioria das micro e pequenas empresas, a falta um mapeamento das atividades que envolvem dados pessoais aumenta o risco do tratamento indevido desses dados”, observa André Cilurzo, especialista em LGPD e diretor associado da ICTS Protiviti.

(…) Para Vanessa Pareja Lerner, sócia do Dias Carneiro Advogados, é fundamental que a PME entenda o impacto comercial da LGPD. A empresa que não atender às exigências da lei pode ficar à margem de concorrências e perder contratos com grandes empresas.

“As PMEs têm recursos limitados, por isso é importante que elas tenham um plano de adequação sustentável a longo prazo. A adequação é um processo contínuo e precisa continuar mesmo após a vigência da lei”, afirma Vanessa.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.