Publicado em 20/03/2020 - Notícia

Pacote antidesemprego: 10 respostas sobre o impacto das medidas trabalhistas na sua vida

Infomoney

O Ministério da Economia anunciou na última quarta-feira (18) um pacote chamado de “Programa Antidesemprego”, que conta com uma série de medidas trabalhistas na tentativa de mitigar os desafios econômicos que o país está enfrentando em decorrência do surto da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Com a quarentena forçada para a população, uma série de preocupações paira sobre a economia: o que fazer para enfrentar uma crise oriunda de uma pandemia? (…)

Na avaliação de André de Melo Ribeiro, advogado trabalhista sócio-coordenador da área de Direito do Trabalho, Seguridade Social e Imigratório do escritório Dias Carneiro Advogados,  rapidez na implementação desse programa vai evitar o pânico dos empregadores e por consequência salvar o emprego de muitos trabalhadores.

Ele defende que o plano de saúde corporativo é uma das questões mais alarmantes da possibilidade de demissões em massa nesse período. “Muitos funcionários têm dependentes nos planos de saúde da empresa e se for demitido ficará desamparado em um momento muito delicado. Nem todo mundo consegue manter o plano sem o trabalho”, afirma Ribeiro. (…)

Se o pacote for enviado como uma MP, o advogado acredita que seria a medida provisória “mais urgente e mais importante dos últimos cinco anos”.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.